Blog

Ansiedade e Compulsão Alimentar

A  compulsão alimentar é caracterizada pela ingestão exagerada de alimentos. Essa ingestão ocorre mesmo sem fome e necessidade física do alimento. Em geral, a pessoa que tem a compulsão perde o controle sobre o que está sendo ingerido e em qual quantidade, comendo grandes quantidades em um curto espaço de tempo.

Todos nós em determinados momentos exageramos na comida, seja em uma festa de aniversário ou festa de fim de ano, porém comer esporadicamente é considerado uma situação normal. Mas comer demais se torna uma compulsão alimentar quando se torna um hábito e foge do controle.

A compulsão alimentar está associada a sentimentos de ansiedade, estresse e depressão. Entender a relação entre ansiedade e compulsão alimentar para identificar os tipos de ansiedade e adotar metodologia específicas para auxiliar no combate à compulsão e ter mais saúde e qualidade de vida.

 Há diversos fatores que desencadeiam esse problema, sendo importante observar a relação entre os gatilhos que geram esses acontecimentos. Na maioria dos casos, o ato de comer compulsivamente está associado a fatores que vão muito além de questões psicológicas, mas acabam afetando o funcionamento do organismo. Muitas vezes, a ligação entre ansiedade e compulsão alimentar tem como base problemas emocionais associados à culpa, frustração, questões mal resolvidas, baixa autoestima.

Nessas condições, as crises de ansiedade surgem e se tornam um estímulo para a pessoa buscar solução nos alimentos, principalmente nos doces.

Entretanto, nem sempre é possível superar sozinho esses desafios. O tratamento é realizado  com alguns profissionais, como psicólogo, nutricionista e psiquiatra.

É importante buscar ajuda profissional. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!